Livro Lucíola – Recreio
30 de junho de 2022Sistema solar – Recreio
30 de junho de 2022Trabalho com livro paradidático “Macunaíma”, de Mário de Andrade: Pizza Literária
Redação e Literatura
turma 300
Profs. Joyce Monforte e Maria de Lourdes
A partir da leitura da obra “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter”, de Mário de Andrade, temas como as contribuições de línguas indígenas para o português brasileiro, as relações entre homem e máquina, a formação da identidade nacional, e a descaracterização do índio como herói nacional foram discutidos através da exposição do enredo da obra literária em fatias de uma grande pizza. Assim, os discentes deviam associar o enredo da obra ao eixo temático escolhido.
Em literatura, a atividade teve como objetivo ressaltar, através da comparação, as características do Romantismo estudadas no trimestre, principalmente no que tange a idealização do índio e da nação. Isso, porque através do anti-herói visto em Macunaíma, é possível compreender as visões contrastantes que Romantismo e Modernismo tinham de patriotismo e compreender melhor as propostas das duas escolas literárias.
Em redação, buscou-se, sobretudo, usar a obra literária como repertório sociocultural para argumentação oral e escrita. Assim, ao sintetizar as partes do enredo e relacioná-las aos temas propostos, os alunos puderam defender seus pontos de vista, respaldados, principalmente, na analogia entre literatura e realidade. Sabendo que o uso de repertório pertinente, legitimado e produtivo é essencial para boa pontuação no Enem, a atividade agregou conhecimento e habilidades para o bom desempenho na redação do Enem, visando, sobretudo, as competências II (tema, uso de repertório e tipo textual), III (projeto de texto: argumentação e coerência), V (produção de proposta de intervenção para o problema).