Em conformidade com a nova legislação instituída pelo MEC, a partir de2007, os alunos nascidos em 2001 freqüentarão o 1º Ano do Ensino Fundamental de nove anos. Levando em consideração as características da faixa etária, manteremos a mesma linha de trabalho oferecida na Educação Infantil. No 1º Ano do Ensino Fundamental, os alunos serão alfabetizados.

A educação infantil contempla os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, sociais e de valores, complementando a ação da família e da comunidade.

As capacidades específicas do pensar, assim como o relacionar-se e o expressar-se nas linguagens emocionais e simbólicas, são cultivadas e desenvolvidas em cada criança sem nenhum tipo de discriminação por meio de ações intencionais nas quais a criança é respeitada como um ser em desenvolvimento e que, por isso mesmo, necessita de oportunidades para uma saudável interação com seu meio social e para a ampliação crescente de seu desejo de aprender.

Trabalhamos em dois grandes âmbitos de experiência:

  • Formação Pessoal e Social: Favorece prioritariamente os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças, relacionadas diretamente com a socialização.
  • Conhecimento de Mundo: Construção das diferentes linguagens pela criança, estabelecendo relações com os objetos de conhecimento:
    • Linguagem Oral e Escrita
    • Matemática
    • Natureza e Sociedade
    • Artes Visuais
    • Música
    • Movimento
    • Objetivos Gerais:
      • Assegurar à criança uma educação que favoreça um desenvolvimento saudável e de forma a atender as suas múltiplas necessidades.
      • Promover a socialização, oferecendo oportunidades para que a criança aprenda a conviver consigo mesma e com outros numa atitude de respeito e aceitação.
      • Trabalhar na formação da criança, preparando-a para viver em uma sociedade plural, democrática e em constantes mudanças.
      • Intervir com intencionalidade, visando a possibilitar uma aprendizagem significativa.
      • Fornecer meios estimulantes para o desenvolvimento de capacidades que possibilitem a ampliação do acesso ao patrimônio cultural da sociedade.
      • Possibilitar uma vida coletiva social diferente e complementar ao contexto familiar, assegurando experiências em um novo meio baseado em relações estáveis e afetivas com adultos e outras crianças.
      • Propiciar à criança ambiente seguro, tranqüilo e alegre.
      • Respeitar o desenvolvimento individual da criança, encorajando-a em sua curiosidade de conhecer o mundo e valorizando seus esforços.
      • Oferecer ambiente estimulante para aprendizagem ativa, na interação com outras crianças, com adultos e diferentes materiais.
      • Trabalhar, ensinado a valorizar e respeitar a diversidade e o convívio com a diferença, fornecendo a ampliação do horizonte infantil.
      • Criar oportunidades para o desenvolvimento das capacidades de ouvir, observar e aprender.
      • Servir de apoio efetivo à criança, buscando responder as suas demandas e necessidades.
      • Favorecer à criança o desenvolvimento de uma imagem positiva de ser, para atuar de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites.
      • Favorecer à criança a descoberta progressiva de seu próprio corpo, suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidado com a própria saúde e bem-estar.
      • Proporcionar oportunidades para o estabelecimento e a ampliação das relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade, o desenvolvimento e atitudes de ajuda e colaboração.
      • Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade.
      • Representar e evocar aspectos diversos da realidade, vividos, conhecidos ou imaginados por meio de brincadeiras e demais formas de expressão.
      • Ajudar a criança a situar-se no universo letrado, demonstrando interesse e empenho na construção do conhecimento.
      • Criar oportunidades para a utilização, pela criança, das diferentes linguagens (verbal, gráfica, plástica, corporal, musical, matemática) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
      • Incentivar a criança a utilizar a linguagem oral para a expressão de seus pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades e o exercício de seu pensamento utilizando os recursos e meios que possibilitem a explicitação de suas hipóteses.

Como se aprende:

O Curso de Educação Infantil tem como um dos principais objetivos integrar a criança, de forma saudável, no meio em que vive (escola, família e mundo), através das vivências, proporcionando momentos onde ela converse, cante, pergunte e participe ativamente com sua expressão, elaborando seqüências lógicas de pensamento e ampliando seu vocabulário. Ela é estimulada à apreciação do mundo em que vive, através da observação, comparação, troca de idéias e experiências. Participa também de um ambiente rico em desafios, favorecendo a construção das estruturas do pensamento lógico.

Trabalho psicomotor:

O desenvolvimento psicomotor é a tônica do trabalho construído na educação infantil, pois sem ele torna-se difícil uma saudável estruturação da personalidade e o sucesso escolar do educando.
Os âmbitos de experiência com seus eixos correspondentes são desenvolvidos em todos os níveis, com objetivos específicos para cada um, obedecendo aos princípios de individualização e reorganizações sucessivas do conhecimento.

Equipe de trabalho:

A equipe de apoio pedagógico (Coordenadora e Psicopedagoga), juntamente com as professoras, mantém-se atualizada, participando de cursos, palestras, reuniões, congressos e leituras, buscando alto nível de ensino para a escola.
Trabalhamos com professoras regentes e auxiliares com formação pedagógica. Contamos, também, com professoras especializadas nas seguintes áreas: Arte, Música, Inglês e Educação Física, proporcionando às crianças aulas semanais.

Espaço Físico:

Nossas salas de aula são amplas e arejadas, mobiliadas e decoradas adequadamente para cada faixa etária.
Pátios especialmente preparados para a Educação Infantil, com brinquedos criativos e muito espaço onde o verde da natureza pode ser apreciado.
A Educação Infantil conta também com a Sala de Multi-meios: um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando seu acesso a grande variedade de atividades, com palco de teatro, dentro de um ambiente especialmente lúdico, onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar.

“Se andamos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram”.
(Alexandre Grahm Bell)